quinta-feira, 3 de junho de 2010

Filetto Alla Parmigiana

Hoje a minha idéia era acordar mais cedo e sair para dar um passeio pelas redondezas. Mas adivinha? Acordei tarde, pois ontem saímos a noite com 2 casais de amigos e fomos a um restaurante Japonês, delicioso como sempre! Mas voltando ao motivo de acordar cedo. Eu estou precisando realmente voltar a fazer exercícios e caminhar é uma atividade que adoro, infelizmente não pôde ser pela manhã...mas hoje no fim da tarde eu e o Amor demos uma volta e foi muito gostoso! Fico me lembrando das viagens que fizemos e como é gostoso passear com ele...

Então, como não dava para passear e ainda fazer o almoço, pelo menos dava tempo para fazer umas comprinhas rápidas e voltar e fazer um almoço gostosinho para nós dois.
Oba! Seria comida italiana no almoço!
Não! O Filé a parmigiana não é italiano. Mas de onde seria um prato com nome tão italiano? 
Na verdade, o termo "alla parmigiana" é usado para o preparo de berinjelas - vide Melanzane Alla Pamigiana. As variações com filé bovino e frango foram criadas em outros países, inspirados pela imigração italiana.
Bom, italiano ou não, é um prato delicioso e servido quentinho no almoço, é uma das melhores refeições que podemos pedir!
Para acompanhar eu fiz um arroz branco (que ficou super soltinho - uma delícia) e também batatas fritas, crocantes por fora e macias por dentro - deliciosas!



Tempo de Preparo: 1 Hora (+15 Minutos de forno)
Rendimento: 4 Porções (Fiz meia receita)

Ingredientes para o molho de tomates

2 latas de tomates pelados
1 colher (sopa) de azeite
1/2 cebola pequena picada em pequenos cubinhos
1 dente de alho grande picado em pequenos cubinhos
8 folhas de manjericão
Sal e Pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de açúcar

Ingredientes para o Filleto

6 escalopes de filé mignon
Sal e pimenta do reino a gosto
1 xícara de pão ralado
1/3 xícara de queijo grana padano (ou parmesão)
1/2 xícara de farinha de trigo
2 ovos
150g de queijo gruyère ralado no ralo grosso
Óleo para fritar

Modo de preparo do molho

1. Abra as latas de tomate e as escorra, separe o suco. Em uma peneira, passe os tomates retirando as sementes e separando a polpa. Junte a polpa passada pela peneira com o suco de tomate e reserve.
Em uma panela de fundo grosso, aqueça o azeite a refogue a cebola em fogo médio para baixo até que fique translúcida. Acrescente o alho picado e deixe refogar por 1 minuto. Não deixe escurecer. Junte a polpa/suco de tomate que estava reservada e tempere com sal. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos até que fique mais encorpado. Prove, se estiver muito ácido, corriga com uma pitada de açúcar e acrescente a pimenta-do-reino. Retire do fogo e acrescente as folhas de manjericão rasgadas. Reserve até a hora de usar.

2. Enquanto o molho está no fogo, prepare os filés. Pré aqueça o forno a 190 graus. Misture o pão ralado com o queijo e coloque em um prato fundo. Em outro prato coloque a farinha de trigo e em outro recipiente coloque os ovos e bata-os bem.
Tempere cada escalope com sal e pimenta. Passe primeiro pela farinha de trigo, retire o excesso. Passe pelos ovos batidos e depois coloque-os no prato com o pão ralado/parmesão. Nessa etapa, pressione bem o filé na mistura para que a mesma agregue bem aos filés. 
Em uma frigideira grande com bordas altas, coloque o óleo para esquentar em fogo médio. Frite os filés em óleo e deixe dourar de cada lado. Deixe escorrer em papel absorvente.

3. Montagem. Em um refratário de cerâmica, coloque embaixo 3 xícaras do molho de tomate. Por cima do molho, coloque os filés empanados. Sobre os filés, distribua mais uma xícara do molho entre os escalopes. Salpique com o queijo ralado cada filé e leve ao forno para gratinar. Sirva imediatamente.


6 comentários :

  1. Ah, Stefânia! Não fala uma coisa dessa!! Fiquei aqui com água na boca imaginando essa delícia com o arroz soltinho e as fritas perfeitas! Sinta-se responsável por me fazer ir dormir morrendo de vontade de um bife desse!

    Um beijão, querida!

    P.s. Gostei muito de saber que o bife não é assim tão italiano. =)

    ResponderExcluir
  2. humm, esse é um dos pratos preferidos do meu noivo...quase dá para sentir o cheiro...rsrsrsaqui tá tão friozinho cairia bem hoje..rsrsrs.... bjinhos.. e bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ta!

    Que fofa que você é!
    O almoço realmente ficou muito gostoso! Mas as suas bolachinhas devem ter ficado espetaculares também, não é?

    Só me diz se sonhou com comida depois...(rs)

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cíntia!

    Então faz para ele...tenho certeza que ele vai adorar!
    Aqui também começou a esfriar...mas acho que aí tá mais gostoso!

    Beijos e bom fim de semana para você também!

    ResponderExcluir
  5. oi stefania!!! esse post foi a inspiração pro almoço de hoje, segui sua sugestão de passar primeiro no trigo e só depois da farinha de rosca+parmesão (passava 2x na farinha de rosca). caprichei no tempero e, coincidência ou não, saiu o melhor filé a parmigiana dos últimos tempos! rsss. mas sem brincadeira, senti a diferença no empanado enquanto estava fritando e já adotei a mudança. arroz branco e batat frita, não me dei nem ao trabalho de pensar no acompanhamento. bjos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Karlinha!

    Ai que maravilha! É realmente muito bom saber que você testa as receitas e que dá certo aí também!
    O empanado é realmente um diferencial...os outros que eu já tinha comido ficavam menos crocantes e com mais óleo. A farinha de trigo antes dos ovos e da farinha de rosca, serve justamente para isso, criar uma barreira entre o empanado e a carne...assim nada passa para dentro e os sucos da carne não saem...legal, né?

    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...