sábado, 26 de junho de 2010

Risotto de Funghi Porcini

Parece clichê, mas já perceberam como o ano está passando rápido? Acabo de olhar o calendário e percebi que já passamos por metade do ano. O interessante é que fui dar uma olhadinha na minha "to do list" do ano e devo confessar que não fiz tudo aquilo que planejei para a metade do ano. A boa notícia é que ainda faltam mais 6 meses para terminar o ano...então nem tudo está perdido...é só correr atrás do prejuízo e fechar tudo aquilo que planejei. Como fazer mais exercícios por exemplo...acho que essa é uma promessa de todo mundo né?
Bom, mas falando em "to do list" essa receita estava prevista há algum tempo. Mas para quem adora risotto e cogumelos...por que não havia feito até então? Simplesmente pelo fato de não encontrar cogumelos porcini aqui em Brasília por um preço justo. Mas enfim, quando não se pode contra eles, junte-se a eles, correto? Esse foi o jeito, paguei R$ 25,00 p/ 50g desse cogumelo. Mas como tudo tem o lado bom, acredito que foram os R$ 25,00 mais bem investidos nos últimos meses.

Bom, no almoço de hoje esse foi um dos pratos. Com direito a repetição e aplausos, o controle de qualidade do Amor fechou com nota 10! De minha parte, só não repeti pois lembrei de uma das promessas...perder os 3kg que acumulei no último ano...agora vai!


Tempo de preparo: 25 Minutos
Rendimento: 2 Porções


1 xícara de arroz arbóreo ou carnarolli
20g de funghi porcini
1 1/2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de cebola picadinha
1/2 xícara de vinho branco seco
3 xícaras de caldo de legumes
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Tomilho fresco a gosto (opcional)

Modo de preparo

1. Em uma tigela hidrate o cogumelo com 1/2 xícara de vinho branco seco, que deve estar morno. Deixe descansar por 30 minutos. Após esse período, escorra o cogumelo espremendo todo o caldo. Reserve o líquido e pique os cogumelos.

2. Leve o caldo de legumes ao fogo baixo e deixe ao lado sempre aquecido. Em uma panela, derreta 1 colher (sopa) de manteiga, junte a cebola e deixe refogar por alguns instantes até que fiquem translúcidas. Acrescente o cogumelo e deixe refogar por mais alguns instantes. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos, acrescente o vinho branco e não pare de mexer até que o vinho evapore. Acrescente o caldo que ficou dos cogumelos e mexa até que o líquido seque. Vá adicionando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre, lembre-se que você só deverá adicionar a seguinte concha de caldo após a anterior ter secado. Tempere com sal e pimenta. Prove o risotto. Quando os grãos estiverem "al dente", já é hora de desligar o fogo. Adicione o restante da manteiga e o tomilho, deixe descansar por 1 ou 2 minutos.

Sirva imediatamente.


 

2 comentários :

  1. O risotto de funghi é um dos melhores, excelente!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gina!

    Concordo com você! É realmente um dos melhores risottos!

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...